terça-feira, 18 de setembro de 2012

SE MORAR É UM DIREITO OCUPAR É UM DEVER!


Especial: Luta por Moradia
Ocupação em Osasco ameaçada de despejo.

Ocupação Vila São José
Segunda-feira, dia 16 de Setembro, as famílias da ocupação na Vila São Jose em Osasco, são acordadas por um grande efetivo do Policia Militar, do corpo de bombeiros e da Companhia de Transito. A ação não era para prender os políticos corruptos e fichas sujas que tanto envergonham a política no Brasil e tem guarida especial em Osasco, tão pouco existia um incêndio ou desastre que exigisse a presença dos bombeiros ou acidente que seria necessário à companhia de trafego.

Todos estavam ali, supostamente, para cumprir uma ordem judicial e desalojar de suas casa por volta de 50 famílias que há meses ocuparam um terreno vazio no final da rua Sebastião Picão, aos fundos da Rede TV. A emissora reivindica a posse do terreno, e também estava presente com duas unidades móveis para cobrir o “evento”. 

Josi Paixão 16.123 na Ocupação Vila São José
No momento em que tudo parecia definido e o despejo iria começar uma decisão judicial motivada por uma ação da defensoria publica de Osasco embargou a ação. Houve assim a suspensão temporária devido à “denunciação a lide”, dessa maneira a prefeitura municipal foi chama ao processo para garantir atenção a essas famílias ameaçadas de despejo.

É uma vitória parcial e limitada dos moradores, que mesmo sem entender ao certo o que estava acontecendo se encheram de esperança e felicidade. Superado esse episódio os moradores da ocupação se realizaram uma reunião onde discutiram a situação e próximos passos da luta. 

  • Em defesa da luta por moradia, contra a desocupação!


Moradores da Ocupação Raio de luz

Ocupação Raio de Luz Osasco
Moradia para os trabalhadores!


Infelizmente, esse caso não é único na cidade de Osasco. Na sexta feira passada uma manifestação dos moradores da ocupação Raio de Luz parou por uma hora o transito do rodoanel (altura do Km 20, entre Osasco e Carapicuíba), aquela área está ocupada desde 2005 e os moradores estão ameaçados de serem expulsos de suas casas sem terem para onde ir. Situação similar a que vive os moradores do morro nas proximidades do bairro Portal do Oeste II, na Zona Norte da cidade, lá são 500 famílias ameaçadas. 

Dra. Eliana 16.016 na ocupação do Rodoanel
Em todos estes casos fica evidente a injustiça social que reina em nossa cidade, empreiteiras, construtoras e grandes imobiliárias de um lado, ganhando muito dinheiro com a especulação imobiliária, e o povo pobre trabalhador sem casa para morar. O Governo em todas as esferas (Municipal, Estadual e Federal) não tem uma política habitacional que atenda os mais necessitados.

O recurso destas famílias é a organização e a luta por meio das ocupações e da mobilização. Nós do PSTU, estamos juntos com os moradores na luta por moradia e apoiamos as ocupações!



Defendemos:
·         Expropriação de todos os terrenos e imóveis desocupados/sem função social para moradia popular;
·         Construção de moradia popular via plano de obras publicas do governo, contra a especulação imobiliária! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário